quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Oficina de Papel Reciclável


O papel nada mais é que um emaranhado de fibras vegetais. Ao transformar papel usado em novo, estamos na verdade desfazendo essa trama e entrelaçando as fibras novamente. A partir do papel artesanal, é possível confeccionar papéis de carta, marcadores de livros, porta-retratos, porta-lápis, capas de caderno, livros, cartões de visitas, envelopes, convites, papel e embalagens de presentes, entre muitas outras possibilidades.
Entre os tipos de papel que podem ou não ser reciclados, temos:

RECICLÁVEIS
Jornais e revistas, folhas de caderno, formulários de computador, envelopes, rascunhos, caixas em geral, aparas de papel, fotocópias, papel de fax, cartazes e folhetos
NÃO RECICLÁVEIS
Papel carbono, fita crepe, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, papéis sanitários, "papel" de bala, embalagens de biscoitos, papéis sujos, etiqueta adesiva, tocos de cigarro e fotografias

O que você precisa:
papel e água
bacias: rasa e funda
balde
moldura de madeira com tela de nylon ou peneira reta
moldura de madeira vazada (sem tela)
liquidificador
jornal ou feltro
pano (ex.: morim)
esponjas ou trapos
varal e pregadores
prensa ou duas tábuas de madeira
peneira côncava (com "barriga")
mesa

Preparando a polpa:

Pique o papel e deixe de molho durante um dia ou uma noite na bacia rasa, para amolecer. Coloque água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. Bata por dez segundos e desligue. Espere um minuto e bata novamente por mais dez segundos. A polpa está pronta.
1. Despeje a polpa numa bacia grande, maior que a moldura.
2. Coloque a moldura vazada sobre a moldura com tela. Mergulhe a moldura verticalmente e deite-a no fundo da bacia.
3. Suspenda-as ainda na posição horizontal, bem devagar, de modo que a polpa fique depositada na tela. Espere o excesso de água escorrer para dentro da bacia e retire cuidadosamente a moldura vazada.
4. Vire a moldura com a polpa para baixo, sobre um jornal ou pano
5. Tire o excesso de água com uma esponja.
6. Levante a moldura, deixando a folha de papel artesanal ainda úmida sobre o jornal ou morim.

Prensando as folhas
Para que suas folhas de papel artesanal sequem mais rápido e o entrelaçamento das fibras seja mais firme, faça pilhas com o jornal da seguinte forma:
Pendure as folhas de jornal com o papel artesanal no varal até que sequem completamente. Retire cada folha de papel do jornal ou morim e faça uma pilha com elas. Coloque esta pilha na prensa por 8 horas ou dentro de um livro pesado por uma semana.
Efeitos decorativos
Misture à polpa: linha, gaze, fio de lã, casca de cebola ou casca de alho, chá em saquinho, pétalas de flores e outras fibras.
Bata no liquidificador junto com o papel picado: papel de presente, casca de cebola ou de alho.
Coloque sobre a folha ainda molhada: barbante, pedaços de cartolina, pano de tricô ou crochê. Neste caso, a secagem será natural - não é necessário pressionar com o pedaço de madeira.
Para ter papel colorido: bata papel crepom com água no liquidificador e junte essa mistura à polpa. Outra opção é adicionar guache ou anilina diretamente à polpa.

Dicas importantes
Tela de nylon deve ficar bem esticada, presa à moldura por tachinhas ou grampos.
Reutilize a água que ficar na bacia para bater mais papel no liquidificador
Conserve a polpa que sobrar: peneire e esprema com um pano. Guarde, ainda molhada (em pote plástico no congelador) ou seca (em saco de algodão). A polpa deve ser ainda conservada em temperatura ambiente.

Festa Junina


No mês de Junho é comemorado o mês da FESTA JUNINA e o SEMEANDO O FUTURO JOVEM não poderia deixar de fora. Com a união das duas unidades de ensino do Semeando foi comemorado, com muit aalegria e participação de todos os professores, coordenadores administrativos , pedagogas e equipe de apoio.

Teatro


Unir arte e educação. O Teatro na Educação é oferecido, e é inserir a linguagem teatral no processo educacional de crianças e adolescentes. visa dar fundamentação teórico/prática, conhecer e aprender técnicas teatrais, sem necessariamente se tornarem atores, mais terem o conhecimento e noções do teatro. Com temas como entretenimentos, política, cultura, saúde (preventiva) e entre outros.A oficina possibilita o jovem um encontro com suas próprias potencialidades e capacidades expressivas. Dividido em quatro temáticas - Despressurização Teatral, Narrativas Dramáticas, Arquitetura Teatral e O Texto Dramático – o programa de aulas foi formulado com o objetivo de proporcionar interação, socialização, liberdade corporal, improviso e criação. “O exercício do teatro prepara a criança psicologicamente para conviver melhor com as pessoas, e consigo mesma.

Semeando o Futuro JOVEM



São atendidos adolescentes de todos os bairros da Cidade de Bebedouro em 02 CENTROS EDUCACIONAIS MUNICIPAIS. Atualmente atende cerca de 180 adolescentes.
Tem por objetivo contribuir para a ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E EXPLORAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA do adolescente seguindo os seguintes eixos para o desenvolvimento de suas ações: educação, cultura, esporte, lazer, formação e aprendizagem profissional, fortalecimento e orientação das famílias e mobilização da comunidade.
As atividades desenvolvidas nesses Centros Educacionais são:
- Dança
- Meio Ambiente
- Esporte
- Artesanato
- Graffit
- Hip Hop
- Teatro
- Fanfarra
- Música
- Roda de leitura
- Oficinas de costura com pequenos concertos
- Oficina de papel reciclado
- Freqüentes trabalhos com as famílias e a comunidade